Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

A descoberta da beira do rio

Conhecida como uma das maiores cidades de Santa Catarina, é difícil imaginar que Blumenau tenha alguma semelhança com municípios do interior. Alguns moradores contrariam esse pensamento quando pescam às margens do rio Itajaí-Açu, no Centro. (Veja os depoimentos)


Segundo Daniel Cardoso Mafra, fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Itajaí, quem usa mais de um anzol precisa de licença de pescador amador. Mafra cita ainda que só profissionais podem pescar com rede em rios. Se precisarem, maiores de 65 anos e aposentados não pagam pela licença permanente, mas devem apresentar os documentos para comprovar. Mais informações no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Já houve campeonato em Blumenau

Sueli Petry, historiadora e diretora do Arquivo Histórico de Blumenau, afirma que a pesca no Rio Itajaí-Açú é uma tradição antiga. Durante a década de 1960, uma loja chegou a promover campeonatos. A historiadora aponta as seguidas enchentes como uma das causas da diminuição dos peixes no rio. (Clique na barra abaixo para ouvir a entrevista)





Em primeiro plano, os jurados na Prainha.
Terminada a competição, todos iam comer peixe.
(Arquivo Histórico de Blumenau)

LEIA TAMBÉM:
Pescar peixe grande em rio poluído pode ser azar
Invasão estrangeira no Rio Itajaí-Açú