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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Skatistas pedem mais pistas e manutenção; FMD culpa mau uso


Skatistas reclamam das condições para a prática do esporte em Blumenau. Para eles, faltam lugares apropriados e não há manutenção dos que já existem. Assim, muitas pessoas andam de skate nas ruas, onde nem todas as calçadas estão bem conservadas. (Veja o vídeo com os depoimentos) Nem o fim da proibição de skates no Centro de Blumenau garantiu mais espaço.


Segundo Rogério Groh, o Lelo, secretário da União Blumenauense de Esportes Radicais (UBER) e diretor do comitê de modalidades da Federação Catarinense de Skate (FCSKT), além da pista pública do Parque Ramiro Ruediger, existem quatro mini-ramps espalhados por praças em Blumenau, a maioria “abandonados”, sem manutenção adequada. Lelo diz que a UBER busca conscientizar a prática do skate em lugares adequados, “construídos conforme as normas técnicas”.

O diretor de patrimônio da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, Vanderlei Mateus, afirma que a má condição das pistas é culpa do mau uso tanto de skatistas, quanto de praticantes de BMX. “Eles não esperam e vão usar a pista no mesmo dia que é feito o reparo. Não dá tempo para o material endurecer. Assim é difícil interditar a pista para fazer algum conserto ou pintura”. O diretor da FMD informa que a manutenção da pista do Parque Ramiro Ruediger será feita uma vez por ano, em janeiro, quando há menos atividade.

Em entrevista ao site ESPN.com.br, o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Marcelo Santos, afirma que pistas de skate são feitas geralmente por prefeituras e/ou governos estaduais. “Como sabemos, no nosso país, a execução de qualquer obra pública é muito demorada e burocrática, o que às vezes faz com que uma pista demore anos para sair do papel, até ser inaugurada.”

Falta espaço na rua

Até 2007, a Lei Ordinária nº 5211/1999 proibia o skate em calçadas, ruas, corredores de ônibus e em uma área limitada pelas ruas Dr. Amadeu da Luz e 7 de Setembro, Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) e Avenida  Presidente Castelo Branco (Beira Rio). Além do recolhimento do skate, quem desrespeitasse a lei era obrigado a comprovar o pagamento da multa e das despesas de manutenção no depósito da prefeitura para recuperar sua “prancha”.

Com o fim da lei, os guardas pedem que os skatistas andem sobre a calçada. “Pedimos pro pessoal sair da rua, que é perigoso, e cuidar para não atropelar as pessoas na calçada. O certo mesmo é andar em lugares apropriados”, afirma o coordenador de trânsito do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), Roberto Neves.

Este ano foi organizado pela primeira vez um evento em comemoração ao Go Skateboarding Day em Blumenau. Oficialmente, comemora-se a data no dia 21 de junho (uma terça-feira), mas os eventos foram antecipados em Blumenau para não atrapalhar o trânsito.

Segundo skatistas que participaram do evento, não é possível usar o skate como transporte alternativo em Blumenau (confira no vídeo abaixo). Apesar de não recomendado pelas autoridades de trânsito, alguns skatistas vão pela rua e reclamam que os motoristas não os respeitam. Outro problema é a falta de manutenção das calçadas.




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Menino mostra sua habilidade. Há um instrutor à disposição
no Parque Ramiro para quem quiser aprender
a andar de skate. (Reprodução/Lelo Conceptboards)
Se seu(sua) filho(a) quiser aprender a andar de skate, prepare-se para gastar com o equipamento. Em compensação, você pode levá-lo(a) ao Parque Ramiro Ruediger, onde um instrutor está à disposição na pista para ensinar noções de skate.

Juntando skate montado (R$ 138, em média), kit de segurança (R$ 105) e capacete (R$ 65), o equipamento inicial básico para crianças custa a partir de R$ 308,00, em média. Os preços podem variar dependendo da loja e da qualidade dos produtos. Além disso, comerciantes dizem que é possível escolher cada peça do skate, o que vai deixar o equipamento mais caro. A maioria dos kits de segurança inclui joelheiras, cotoveleiras e wristguards, que prendem os punhos para evitar lesões.

De acordo com George Gonçalves, instrutor no Parque Ramiro Ruediger, e Maicon Mattos, que trabalhou como monitor no evento em comemoração ao Go Skateboarding Day, aprender a andar de skate se parece com as primeiras pedaladas na bicicleta. Depois de o aluno subir em cima do skate, o professor observa se ele tem equilíbrio. Então, eles se movimentam, com o instrutor segurando a mão da criança até ela soltar. Depois o professor ensina a "remar" – dar impulso com o pé. Interessados podem ir à pista de skate do Parque Ramiro Ruediger sábados das 9h às 12h.

Segundo pesquisa Datafolha de 2009, cerca de 3,8 milhões de pessoas andam de skate no Brasil, um crescimento de quase 20% em relação a 2006. Do total, 25% têm até 10 anos de idade e 30% entre 11 e 15. Em Blumenau, a União Blumenauense de Esportes Radicais (UBER) está fazendo um levantamento do número de skatistas, junto com lojas especializadas e apoio da Federação Catarinense de Skate (FCSKT).

A UBER organiza campeonatos de skate, BMX e patins inline (roller), mas, de acordo com o secretário da organização, Rogério Groh, o Lelo, competições e outros projetos só acontecerão neste segundo semestre, depois das eleições na associação. A UBER surgiu oficialmente em 1998 para, entre outras coisas, lutar pela construção da pista no Parque Ramiro Ruediger.

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