Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Skatistas pedem mais pistas e manutenção; FMD culpa mau uso


Skatistas reclamam das condições para a prática do esporte em Blumenau. Para eles, faltam lugares apropriados e não há manutenção dos que já existem. Assim, muitas pessoas andam de skate nas ruas, onde nem todas as calçadas estão bem conservadas. (Veja o vídeo com os depoimentos) Nem o fim da proibição de skates no Centro de Blumenau garantiu mais espaço.


Segundo Rogério Groh, o Lelo, secretário da União Blumenauense de Esportes Radicais (UBER) e diretor do comitê de modalidades da Federação Catarinense de Skate (FCSKT), além da pista pública do Parque Ramiro Ruediger, existem quatro mini-ramps espalhados por praças em Blumenau, a maioria “abandonados”, sem manutenção adequada. Lelo diz que a UBER busca conscientizar a prática do skate em lugares adequados, “construídos conforme as normas técnicas”.

O diretor de patrimônio da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, Vanderlei Mateus, afirma que a má condição das pistas é culpa do mau uso tanto de skatistas, quanto de praticantes de BMX. “Eles não esperam e vão usar a pista no mesmo dia que é feito o reparo. Não dá tempo para o material endurecer. Assim é difícil interditar a pista para fazer algum conserto ou pintura”. O diretor da FMD informa que a manutenção da pista do Parque Ramiro Ruediger será feita uma vez por ano, em janeiro, quando há menos atividade.

Em entrevista ao site ESPN.com.br, o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Marcelo Santos, afirma que pistas de skate são feitas geralmente por prefeituras e/ou governos estaduais. “Como sabemos, no nosso país, a execução de qualquer obra pública é muito demorada e burocrática, o que às vezes faz com que uma pista demore anos para sair do papel, até ser inaugurada.”

Falta espaço na rua

Até 2007, a Lei Ordinária nº 5211/1999 proibia o skate em calçadas, ruas, corredores de ônibus e em uma área limitada pelas ruas Dr. Amadeu da Luz e 7 de Setembro, Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) e Avenida  Presidente Castelo Branco (Beira Rio). Além do recolhimento do skate, quem desrespeitasse a lei era obrigado a comprovar o pagamento da multa e das despesas de manutenção no depósito da prefeitura para recuperar sua “prancha”.

Com o fim da lei, os guardas pedem que os skatistas andem sobre a calçada. “Pedimos pro pessoal sair da rua, que é perigoso, e cuidar para não atropelar as pessoas na calçada. O certo mesmo é andar em lugares apropriados”, afirma o coordenador de trânsito do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), Roberto Neves.

Este ano foi organizado pela primeira vez um evento em comemoração ao Go Skateboarding Day em Blumenau. Oficialmente, comemora-se a data no dia 21 de junho (uma terça-feira), mas os eventos foram antecipados em Blumenau para não atrapalhar o trânsito.

Segundo skatistas que participaram do evento, não é possível usar o skate como transporte alternativo em Blumenau (confira no vídeo abaixo). Apesar de não recomendado pelas autoridades de trânsito, alguns skatistas vão pela rua e reclamam que os motoristas não os respeitam. Outro problema é a falta de manutenção das calçadas.




LEIA TAMBÉM:
É como andar de bicicleta, só muda o preço
Centenas de skatistas comemoram o primeiro Go Skateboarding Day em Blumenau