Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A rotina do Nova Blumenau

Márcio: manter um blog é mais fácil
quando se trabalha com internet
(Arquivo pessoal)

Márcio Volkmann não mantém um blog profissionalmente, mas é conectado que ele ganha a vida. Márcio cria, administra e monitora perfis de empresas em redes sociais. Também trabalha com o licenciamento de produtos do Clube Atlético Metropolitano, cujas contas no Twitter e no Facebook mantém voluntariamente. Por isso, Márcio deixou a representação comercial um pouco de lado, agora restrita a clientes antigos que o procuram.

Com tanta coisa para fazer, levou tempo para que Márcio Volkmann me respondesse. Esperava suas informações para colocá-las junto com as do blogueiro Jaime Batista. Recebi a resposta de Márcio no dia 2 de maio. Ele se desculpou nas primeiras linhas do e-mail. “Tá corrido pra caramba ultimamente.”

Como este blog é pessoal e tenho a liberdade de colocar o que eu gostaria, decidi usar as informações para não desperdiçar o tempo que Márcio gastou para me responder.

Por trabalhar conectado diariamente, atualizar o blog fica mais fácil. Durante o tempo que passa se comunicando com clientes e cuidando de perfis corporativos nas redes sociais, Márcio também recebe e lê releases. Ele afirma que só publica informações oficiais do poder público ou de outras fontes consideradas confiáveis, como das equipes que representam Blumenau no futebol, futsal, vôlei, handebol e outras assessorias de comunicação. Márcio diz ter se inscrito para receber as informações dos órgãos públicos e com o tempo foi procurado por mais assessorias de comunicação.

O blogueiro também publica notícias sobre desaparecimentos, ofertas de emprego, doação de sangue, entre outras informações de utilidade pública, sempre verificando antes. Além disso, o Márcio escreve opiniões sobre lugares que visita e gosta e oferece espaço a artistas locais, vídeos ‘bacanas’ e piadas desde o início do Nova Blumenau. É a quantidade de informações, incluindo sugestões de leitores, que determina quantas vezes por dia o blog será atualizado.

Os únicos assuntos de fora são política – “até para manter uma neutralidade, que julgo muito importante” – e ocorrências policiais, com o objetivo de manter o pensamento positivo, necessário em novembro de 2008, quando o blog foi criado.

Embora não se considere jornalista, Márcio Volkmann atualiza o Nova Blumenau todos os dias, até mais de uma vez. Segundo o professor de Jornalismo Digital do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (Ibes), Béio Cardoso, quanto menor a demora em colocar material novo, mais pessoas podem se interessar pelo blog.

Atualmente, o Nova Blumenau recebe entre 1.500 e 2 mil acessos por dia. Essa audiência faz o blogueiro oferecer espaço para anunciar no blog e sugerir promoções a empresas, que também o procuram. Márcio investe o dinheiro extra em equipamentos para melhorar o atendimento aos clientes: conexão 3G (como alternativa, caso dê algum problema), disco rígido externo para fazer cópias de segurança, entre outros. “Claro que sobra [uma parte] para mim também!”, diz Márcio, em tom de brincadeira.


Leia também:
Palavras de recuperação
Fotos em nome da solidariedade
A credibilidade das notícias na internet
Anúncios apenas cobrem despesas extras
Público completa o noticiário

Palavras de recuperação

Em novembro de 2008, Márcio Volkmann ainda se recuperava da ruptura de um dos tendões de Aquiles e de complicações que aconteceram durante o tratamento. De cama e sem poder trabalhar, Márcio começou a usar as redes sociais para saber as notícias de Blumenau e região.

“Se não podia ajudar a recolher desabrigados, a separar donativos, eu poderia tentar fazer alguma coisa, ajudar com o que melhor sei: escrever...”, pensou Márcio. Então, ele decidiu motivar a população com uma crônica, enviada para cerca de 30 amigos. Surpreendentemente, a mensagem (leia abaixo), antes restrita, tornou-se uma corrente de e-mails, sendo depois publicada em dezenas de perfis do Orkut e citada em blogs, sites, em programas de rádio e de TV.

Fênix
(Márcio Volkmann)

A natureza é impiedosa. Blumenau foi e é manchete nos noticiários não como estávamos acostumados. Aconteceu...
Soterrados foram muitos corações. Inundados muitos sonhos. Lembro de Carlos Drummond de Andrade, em seus versos:
E agora, José?
Reconstrução: máquina trabalha em obra de galeria destruída
(Reprodução/YouTube/Prefeitura Municipal de Blumenau)
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José ?
E agora? E agora Blumenau?
E agora? Agora Blumenau voltará a ser a cidade que impressionou todo o mundo nos primórdios dos anos oitenta. Tal qual Fênix, ela ressurgiu. E agora não será diferente.
Foram-se vidas, foram-se paredes, muros, morros, mas ficou algo que não escoa nos bueiros. A essência. A essência do nosso povo.
O povo que se doa, calça suas botas, troca carro por canoa e que estende o braço a quem precise. O povo que levanta as mangas e junto com a lama leva pra fora de casa um passado que quer esquecer.
O povo que inunda de esperanças toda uma região devastada, com doações de todos gêneros, que trazem alento a quem precisa. Logo, suas chaminés estarão de volta. O progresso, tal qual em nosso hino, mora aqui. E como nossa gente, não irá abandoná-la.
Breve, nossas bandinhas estarão de volta, em coretos limpos, sem a água como vizinha.
E em breve, nossos irmãos de todo o Brasil, blumenauenses honorários de coração e que transformaram as estradas do nosso estado em um verdadeiro corredor de solidariedade, serão acolhidos aqui com a mesma alegria de sempre, em nossas casas enxaimel, em nossas ruas limpas, em nossas festas.
Pra frente Blumenau! Seu povo é sua força motora, e juntos faremos uma Blumenau ainda melhor, pra quem quiser ver. Eu quero. E você???

“Foi algo inesperado, mas, muito, muito gratificante. Afinal, através de palavras eu conseguia passar algo que as pessoas precisavam muito naquela ocasião: esperança.” Do sucesso da crônica, surgiu a ideia de começar um blog, o que Márcio acreditava não ser tão difícil.

Apesar de não saber como fazer o site, nem o que publicar nele, Márcio Volkmann tinha certeza de que não escreveria sobre política – “até para manter uma neutralidade, que julgo muito importante” – e ocorrências policiais. O blogueiro justifica a escolha afirmando que era necessário pensar positivamente naquela época. Dessa maneira, Márcio oferece, desde o começo, espaço a artistas locais, vídeos ‘bacanas’, piadas, além de publicar informações de utilidade pública, da administração pública, esportes, cultura e lazer.

Mesmo sem ser atualizado há quase um ano, o blog antigo ainda tem, em média, 30 mil acessos por mês. “Isso graças a várias matérias muito bem localizadas nas pesquisas Google, como por exemplo, uma matéria sobre o turismo em Blumenau”, explica Márcio. Ele também participou da cobertura da tragédia de novembro de 2008, enviando material para o VC Repórter (Terra) e o Minha Notícia (IG).



Leia também: