Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Anúncios apenas cobrem despesas extras

Embora ofereça espaços para anunciar em seu blog, Jaime Batista da Silva repete que seu trabalho é voluntário e afirma que sua fonte de renda vem da atividade bancária. “Corro atrás das notícias, procuro me informar, faço as fotos, edito as fotos, converso com as pessoas. Tudo isto gratuitamente sem cobrar nada para publicar a notícia ou enviar as sugestões para os sites de notícias.”

Em sua defesa, Jaime explica que na verdade as empresas o procuraram aproveitando a vitrine para divulgar marcas que pode ser um site de 2 mil acessos diários. “Com este apoio que recebo do anúncio no blog eu faço a manutenção na minha máquina fotográfica e pago os custos que tenho com o combustível para correr atrás das notícias.”

Jaime carrega sua máquina para todo lado.
Repórter voluntário, leva a atividade a sério
mesmo assim. 
(Jaime Batista da Silva)
O tempo separa hobby do profissionalismo

Jaime trabalha em um banco e atualiza o blog pela manhã, antes de sair de casa, durante a hora do almoço e quando volta no final do expediente. “Nos finais de semana é a hora que mais me empolgo para atualizar o blog e correr atrás de notícias.”, diz o repórter voluntário. “Não consigo ficar sem saber as notícias e principalmente sem informar as pessoas que acessam o meu blog diariamente para saber as notícias da cidade.”

Por causa da tragédia de novembro de 2008, Jaime leva sua câmera fotográfica para todo lugar. “Isso aqui vai mostrar o que eu estou vendo e vou poder mostrar pro povo o que eu vi e pode ser notícia.” Além da imagem, o bancário publica informações de releases. “Eu mando uma sugestão, não vou fazer o texto, não dou a minha opinião. Só dou o fato.”

Mesmo não sendo jornalista profissional, Jaime afirma que leva o trabalho a sério. “Sou apaixonado pelo jornalismo e me dedico muito para fazer um bom trabalho. Posso te garantir que passou de um hobby para uma grande responsabilidade.”

O bancário quer transformar o blog em site, sem parar de trabalhar no banco, e pensa em outras mudanças. “Quem sabe eu faça um curso de jornalismo para me aperfeiçoar na área, mas por enquanto estou com meu tempo limitado e lotado.”
Federação Nacional dos Jornalistas
luta pela obrigatoriedade do diploma. (Divulgação)

A liberdade dada pelo STF

O Supremo Tribunal Federal julgou que não é obrigatório terminar o curso de Jornalismo para exercer a profissão. Mesmo beneficiado pela decisão, Jaime, formado em Ciências Contábeis, não concorda. “Para mim o jornalista tem que ter formação sim. Quando envio sugestão para o site do Terra ou para o Jornal de Santa Catarina eu fico mais tranquilo pois sei que um jornalista profissional irá verificar e irá dar todo o suporte que precisa para colocar no ar a publicação que sugeri.”

Para Aristeu Formiga, membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, a decisão do STF “liberou geral”. No caso dos blogs, Formiga lembra que não é algo exclusivo de jornalistas. “Cabe ao leitor do blog escolher a informação que lhe pareça crível.”


LEIA TAMBÉM: Fotos em nome da solidariedade


CONTINUE LENDO: Público completa o noticiário