Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Centenas de skatistas comemoram o primeiro Go Skateboarding Day em Blumenau

Atualizado com números finais e vídeo em 04/07, às 21h


Aconteceu neste domingo (19) a primeira comemoração do Go Skateboarding Day em Blumenau. Cerca de mil pessoas – das quais 300 skatistas – foram até o Parque Ramiro Ruediger para andar de skate, concorrer a brindes e ver exposições de shapes (a tábua sobre a qual o skatista se equilibra).

Na verdade, o evento foi antecipado em Blumenau para não atrapalhar o trânsito, já que se comemora o Go Skateboarding Day (“Dia de Andar de Skate”, em tradução livre do inglês) no dia 21 de junho, mas neste ano a data caiu em uma terça-feira.

Skatistas de Blumenau e simpatizantes foram convidados a participar pelo Facebook. Enquanto uma página dava informações sobre as atividades no Parque Ramiro Ruediger – organizadas por representantes da União Blumenauense de Esportes Radicais (UBER), Federação Catarinense de Skate (FCSKT) e lojistas – outra foi criada para organizar um passeio até o local do evento (veja no mapa). Mais de 70 pessoas saíram do antigo Biergarten após às 15h, mesmo horário do evento no parque.

Percurso dos skatistas na comemoração em Blumenau.
Clique aqui para ampliar (Google Maps)

Três motos e um carro do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) fizeram a escolta dos skatistas até o Parque Ramiro Ruediger, parando o trânsito para que o grupo pudesse se espalhar por toda a pista durante o trajeto. Mesmo com o cuidado dos agentes de trânsito, alguns skatistas fizeram manobras ao longo do percurso, correndo risco de se machucar e até mesmo serem atropelados pelo carro do Seterb, que seguia atrás do grupo. O trânsito foi interrompido na rua Zenaide Santos de Souza, ao lado do Parque Ramiro Ruediger, durante o evento, que terminou oficialmente às 18h.

Go Skateboarding Day ao redor do mundo (esquerda);
no Parque Ramiro (D, em cima)
e cartaz do passeio (Divulgação/IASC e Reprodução/Facebook)
Segundo um dos organizadores, Tiago Pavan, o passeio tinha a intenção de simplesmente “reunir a galera e se divertir”. O Go Skateboarding Day (clique para entrar no site, em inglês) é comemorado anualmente desde 2003 no dia 21 de junho, em várias partes do mundo. A data foi criada pela Associação Internacional de Companhias de Skate (IASC) (site também em inglês) para que os skatistas se dedicassem ao esporte e se divertissem nesse dia.


Mais que esporte ou diversão


Aproveitando o evento no Parque Ramiro Ruediger, perguntamos aos participantes o que significa para eles andar de skate. A maioria considera mais que um esporte ou um jeito de se divertir. Há também quem tenha mudado de opinião depois que começou a andar de skate. Veja o vídeo.