Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A rotina do Nova Blumenau

Márcio: manter um blog é mais fácil
quando se trabalha com internet
(Arquivo pessoal)

Márcio Volkmann não mantém um blog profissionalmente, mas é conectado que ele ganha a vida. Márcio cria, administra e monitora perfis de empresas em redes sociais. Também trabalha com o licenciamento de produtos do Clube Atlético Metropolitano, cujas contas no Twitter e no Facebook mantém voluntariamente. Por isso, Márcio deixou a representação comercial um pouco de lado, agora restrita a clientes antigos que o procuram.

Com tanta coisa para fazer, levou tempo para que Márcio Volkmann me respondesse. Esperava suas informações para colocá-las junto com as do blogueiro Jaime Batista. Recebi a resposta de Márcio no dia 2 de maio. Ele se desculpou nas primeiras linhas do e-mail. “Tá corrido pra caramba ultimamente.”

Como este blog é pessoal e tenho a liberdade de colocar o que eu gostaria, decidi usar as informações para não desperdiçar o tempo que Márcio gastou para me responder.

Por trabalhar conectado diariamente, atualizar o blog fica mais fácil. Durante o tempo que passa se comunicando com clientes e cuidando de perfis corporativos nas redes sociais, Márcio também recebe e lê releases. Ele afirma que só publica informações oficiais do poder público ou de outras fontes consideradas confiáveis, como das equipes que representam Blumenau no futebol, futsal, vôlei, handebol e outras assessorias de comunicação. Márcio diz ter se inscrito para receber as informações dos órgãos públicos e com o tempo foi procurado por mais assessorias de comunicação.

O blogueiro também publica notícias sobre desaparecimentos, ofertas de emprego, doação de sangue, entre outras informações de utilidade pública, sempre verificando antes. Além disso, o Márcio escreve opiniões sobre lugares que visita e gosta e oferece espaço a artistas locais, vídeos ‘bacanas’ e piadas desde o início do Nova Blumenau. É a quantidade de informações, incluindo sugestões de leitores, que determina quantas vezes por dia o blog será atualizado.

Os únicos assuntos de fora são política – “até para manter uma neutralidade, que julgo muito importante” – e ocorrências policiais, com o objetivo de manter o pensamento positivo, necessário em novembro de 2008, quando o blog foi criado.

Embora não se considere jornalista, Márcio Volkmann atualiza o Nova Blumenau todos os dias, até mais de uma vez. Segundo o professor de Jornalismo Digital do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (Ibes), Béio Cardoso, quanto menor a demora em colocar material novo, mais pessoas podem se interessar pelo blog.

Atualmente, o Nova Blumenau recebe entre 1.500 e 2 mil acessos por dia. Essa audiência faz o blogueiro oferecer espaço para anunciar no blog e sugerir promoções a empresas, que também o procuram. Márcio investe o dinheiro extra em equipamentos para melhorar o atendimento aos clientes: conexão 3G (como alternativa, caso dê algum problema), disco rígido externo para fazer cópias de segurança, entre outros. “Claro que sobra [uma parte] para mim também!”, diz Márcio, em tom de brincadeira.


Leia também:
Palavras de recuperação
Fotos em nome da solidariedade
A credibilidade das notícias na internet
Anúncios apenas cobrem despesas extras
Público completa o noticiário