Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Headbangers invadem Ramiro e haveria Blumetal todo ano se dependesse só deles

Sete bandas se apresentaram durante o Blumetal no Parque. Foram seis horas ao som de covers e músicas próprias de heavy, thrash, death, power metal, nu metal e rock gótico. Segundo estimativa deste blogueiro, mais de 400 pessoas assistiram aos shows. O público aumentou a partir da terceira banda e parece não ter gostado de apenas um show. Se depender só da manifestação do público e das bandas convidadas, teremos Blumetal todos os anos.

Diferente do que costuma acontecer no Brasil, a banda 7Bullets começou adiantada, pouco antes das 14h. Talvez por ser um dia em que as pessoas geralmente esticam o almoço, o público ainda era pequeno, mas bem animado. Os fãs cantaram junto com o quarteto clássicos do metal – Megadeth, Ozzy Osbourne, Metallica. A banda também aproveitou para mostrar a música própria “Devil´s Eye”. No final, 7Bullets tocou “Seek and Destroy” (Metallica) e, atendo aos pedidos de bis, terminou o show com “Killing in the Name”(Rage Against The Machine).

Embora os integrantes fossem adolescentes, a banda recebeu elogios do público. “Apesar de serem bem iniciantes, tem boa presença de palco”, comentou um homem que fotografava o show. “Foi o melhor show da 7Bullets. Interagimos bastante com o pessoal, só não tinha essa galera toda [que chegou depois]”, disse, grato pela chance, o vocalista e guitarrista Bruno Jankauskas, o “Janka”. “Espero que chamem a gente de novo.”

Sem o tradicional “uniforme” todo preto das bandas de death metal, Allgreed foi a segunda a subir ao palco. Não empolgou tocando covers de Death, Misantropy e Dying Fetus e uma composição própria, “Mass Manipulation”. Aconteceram duas rodas punks durante o show, mas duraram pouco.

O show da banda Indrama (foto) aproximou o público do palco. Considerada a revelação catarinense de 2012, o quinteto de nu metal tocou três músicas próprias, além de covers. O público cantou junto, “bateu cabeça” e aplaudiu muito quando terminou o show.

Com três trabalhos de estúdio gravados e quinze anos de carreira, a banda Masterpiece apresentou algumas músicas do álbum “Heirs of Freedom”, lançado em fevereiro de 2012. O público já sabia as letras do material novo e também cantou composições de outros trabalhos do quarteto de heavy/trash metal, além do cover de Anthrax. A empolgação foi tanta que calor não impediu que acontecessem três rodinhas. (Confira a reação do público no vídeo abaixo.)

Banda de heavy/thrash metal empolgou o público durante o Blumetal no Parque.
Além de músicas próprias, Masterpiece tocou um cover de Anthrax

Quinta banda da tarde, a Steel Warrior fez a plateia cantar algumas músicas dos quatro trabalhos de estúdio. O quarteto de heavy/power metal também tocou dois covers: “Don´t Talk To Strangers” (Dio) e “Riding the Storm” (Running Wild).

Já era noite quando a banda L.A.D.Y. subiu ao palco. Pouco ou nada lembrou a imagem triste, introspectiva e obscura que outras pessoas têm dos góticos. Durante o show da banda de rock gótico, o público cantou, pulou e bateu palmas ao som de seis covers, com direito à rodinha em “Ich Will” (Rammstein). Destaque para o vocalista Eduardo Junckes, que sempre usa muitos gestos e outros recursos da linguagem corporal para interpretar as músicas. Outro frontman, Andryo Dias, da banda Indrama, fez participação especial em “It´s All Night”, música própria da L.A.D.Y.

Fechando o festival, a banda Perpetual Dreams tocou seis músicas próprias dos álbuns “Arena” (2005) e de “The Eternal Riddle” (2010). Por serem os últimos, o quarteto de heavy metal sentiu a plateia cansada, a ponto de agradecer o público que permaneceu por até sete horas. O show empolgou os fãs com um repertório que incluiu, além das músicas próprias, o cover “Dream On” (Aerosmith). No fim, o público pulou, cantou e fez rodinha nas músicas “A Tout Le Monde” (Megadeth) e, principalmente, “Fear of the Dark” (Iron Maiden).

Leia mais: Domingo no parque para conhecer a cena metal de Blumenau

Veja mais fotos do show aqui, aqui e aqui.